quinta-feira, 25 de julho de 2013




Mais dois filmes seguem para incluir na sua galeria, afinal grandes filmes não tem idade, época e nem gênero, eles são eternos. Lembre-se; você também pode escrever ou pedir sobre o seu filme favorito que e o Blog  publica.  

1

As Virgens Suicidas ( The Virgin Suicides - EUA 1999) A jovem diretora Sofia Coppola começou a sua carreira com o pé direito ao dirigir e escrever essa obra que gerou polemica. Ou seja, tem tudo haver com adolescentes que vivem naquela fase do se fica ou se vai. Pois bem, A Virgens Suicidas é passado nos anos 70 numa cidade em Michigan. Lá vive uma família americana de classe media, o pai é Ronald Lisbon (ótimo James Woods), um submisso professor de matemática que tem medo da sua esposa autoritária Sra. Lisbon (Kathleen Tuner). O casal possui 5 belas garotas: a caçula Cecília Lisbon (Hanna R. Hall), Thereze Lisbon (Leslie Hayman), Bonnie Lisbon (Chelse Swain), Mary Lisbon (A.J. Cook) e a mais velha Lux Lisbon (Kirsten Dunst). Todas juntas fazem os rapazes sonharem quando elas vão à escola. Porem a rotina da família é quebrada quando a caçula Cecília (Hall) de apenas 13 anos comete sem explicação o suicido. Pronto, a relação familiar vai aos poucos se deteriorando. As outras filhas acabam sendo isoladas de tudo e protegidas pela severa mãe. Mesmo assim, as meninas buscam burlar as rígidas condições em que vivem. O filme tem no seu roteiro uma força psicológica alem de ser super interessante para aqueles que hoje possuem filhos adolescentes. Com um final surpreendente no qual aposto que nem Freud explica, As Virgens Suicidas é um filmão, na época quando por aqui foi lançado nas telas, ele passou batido. Alugue esse DVD pois se estiver na sua locadora, não irá se arrepender. Enfim, você ganhará um presente que é uma caprichada trilha sonora.

2

Do outro lado (Auf Der Anderen Seite - Ale/Tur 2007) Veja esse filmaço intitulado Do Outro Lado que levou com justiça o premio em Cannes como Melhor Roteiro. Sob a direção do esperto Fatih Akin, o que temos no roteiro é um drama super articulado e bem construído envolvendo três famílias distintas sendo, duas turcas e uma alemã. Tudo começa na cidade de Bremen na Alemanha quando um pai o turco e viúvo Ali Aksu (Tuncel Kurtiz) resolve viver com uma prostitua turca chamada Yeter (Nursel Kose) que possui uma filha que vive em Istambul. O filho do velho é Nejat Aksu (Baki Davrak), um tímido professor de Cultura Germânica, Certo dia, num ataque de ciúmes o viúvo Ali (Kurtiz) sem querer mata Yeter (Kose). O seu filho Nejat (Davrak) sente na obrigação de procurar a filha chamada Ayten (Nurgel Yesilçay). Ela é uma ativista política, pensa que sua mãe trabalha em Bremen numa sapataria. Devido a um conflito de rua, Ayten (Yesilçay) foge para Alemanha e vai ao encontro da mãe. Ao chegar é acolhida por turcos e se aloja numa faculdade. Logo conhece  a estudante Lotte Staub (Patrícia Ziolkwaska) que mora com a mãe Suzane Staub (ótima Hanna Schygulla). Desse encontro casual nasce um relacionamento amoroso entre as duas. Numa noite, a policia pega Ayten vivendo ilegalmente na Alemanha. Ela retorna à Turquia onde é presa. Desesperada, Lotte sem o apoio da mãe vai até Istambul tentar ajudar Ayten. Enfim, você entendeu essa confusão toda ? Olha que não acabou ai, eu digo que esta só no começo. Do Outro Lado é uma obra espetacular, dentro dessa bagunça toda, com personagens marcantes as peças se encaixam de maneira genial e os envolvidos ficam nem saber de nada. Um filme inteligente e simplesmente espetacular. Assista e pronto.                  

Comentários escritos por Julio Simi Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário