sábado, 8 de março de 2014




Começando 2014 em caráter especial com dois filmes para incluir na sua galeria, afinal grandes filmes não tem idade, época e nem gênero, eles são eternos. Lembre-se; você também pode escrever ou pedir sobre o seu filme favorito que o Blog  publica. 

1

Sob o Domínio do Medo (Straw Dogs - EUA 1971) Tai o que todo cinéfilo queira, a Versátil lança em DVD para a venda o ótimo Sob o Domínio do Medo do excelente Sam Peckinpah (1925 - 1984) que ficou conhecido como "O Poeta da Violência". O que temos é uma obra perfeita ao estilo deste diretor, pois o suspense vai subindo na medida certa até chegar no ponto que será resolvido na base da violência. Enfim, o competente ator Dustin Hoffman iniciando a carreira interpreta David Sumner, um tímido e medroso professor de matemática que vai morar numa pequena cidade no interior da Inglaterra, local de nascimento de sua esposa Amy Sumner (Susan George). David (Hoffman) então procura se relacionar com os hostis moradores, com isso ele contrata alguns caipiras para colocar o telhado no galpão de sua casa. Acontece que um dos rapazes foi no passado namorado de Amy (George), ela sendo provocativa já que seu casamento não anda muito bem é estuprada na ausência de David que foi levado a uma floresta e o fazem de bobo para caçar aves. Certa noite, um rapaz com problemas mentais sem querer mata uma garota e acaba sendo acolhido por David em sua casa. O pai da menina, o velho e bronco Tom Heddem (Peter Voughan) se revolta, ele reúne os caipiras que partem em busca do assassino. Querendo fazer justiça com as próprias mãos, o bando tenta invadir a casa de David para tirar o débil de lá. Pronto, é deste momento que o filme se torna um autentico clássico assinado por Peckinpah. Repare na soberba atuação de Hoffman mostrando que seu personagem enfim se livra do medo. Confira o que de melhor o diretor Peckinpah nos deixou num final psicológico e antológico. 

2

Desafio à Corrupção (The Hustler - EUA 1961)   Independente de já ter rolado o Oscar em 2014, o cinema não tem idade, pois quando o filme é memorável, ele é eterno. Veja por exemplo essa obra prima dirigida por Robert Rossen (1918 - 1966) produzido em PB no ano de 1961, não demorou para receber indicações aos Oscar's de Melhor Filme, Diretor, Ator e Coadjuvante, mas acabou levando de Arte e Fotografia. O que temos no excelente roteiro é o ótimo Paul Newman (1925 - 2008) no papel de um arrogante jogador de sinuca chamado Edd Felson, que frequenta os enfumaçados salões de bilhar para desafiar adversários e garantir uma grana dos coitados. Porem, o que na real Edd Felson (Newman) quer é encarar na mesa o melhor jogador de sinuca do momento, o lendário Minnesota Fast (Jackie Gleason 1916 - 1987). Para isso entra no esquema Bert Gordon (George C. Scott 1927 - 1999) um estranho homem que irá bancar Edd neste desafio. Isso eu chamo de um verdadeiro clássico do cinema, com atuações perfeitas somado a um punhado de atores renomados que fizeram de Desafio à Corrupção entrar na lista dos 100 melhores filmes da historia de Hollywood. Um drama espetacular, sem falar do envolvimento amoroso de Edd (Newman) com uma mulher solitária e alcoólatra de nome Sarah Packard (Piper Laurie). O sucesso deste filme foi tanto que no ano de 1986 o diretor Martin Scorsese presta sua homenagem e coloca nas telas a volta de Edd Felson "Fast" nas mesas de bilhar com o mesmo Paul Newman (já de cabelos brancos) e seu novo seguidor de nome Vincent Lauria (o novinho Tom Cruise) no filme intitulado A Cor do Dinheiro. Se você gosta de sinuca, então não tem prato melhor ao ver esse filmaço.  


Comentários escritos por Julio Simi Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário